CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

CRIANÇAS FELIZES DEMAIS

.

Seguidores do Saber !

Seguidores

Direitos de Imagens

Direitos de Imagens
Toda imagem visualisada neste blog,São de origem do Google

.

Colabore Conosco clique em nossos anùncios. Obr.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tdah Fato ou Mito?


TDAH – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: fato ou mito?

TDAH (Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) é bastante comum na população pediátrica, com uma prevalência mundial ao redor de 5%. Como o próprio nome da doença sugere, os principais sintomas do TDAH são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Obviamente, os sintomas não são estanques e existem formas nas quais predominam os sintomas de desatenção ou de hiperatividade-impulsividade ou ainda formas combinadas. Os meninos são mais acometidos que as meninas.
Os sintomas do TDAH são percebidos pelos pais, professores e demais pessoas que convivem com a criança por pelo menos 6 meses. Os sinais de hiperatividade que devem ser observados são: não conseguir terminar suas atividades, perder muitos objetos, não seguir as orientações para realizar uma tarefa, não manter atenção numa brincadeira, distrair-se por qualquer estímulo externo.

Os sinais de hiperatividade e impulsividade que devem ser observados são: mover mãos ou pés enquanto sentado, levanta-se em situações nas quais é esperado que se fique sentado, corre ou pula em momentos inadequados, dificuldade em manter-se quieto, fala excessivamente ou parece que é movido por um motor, responde as perguntas antes que elas estejam completas, interrompe as conversas e tem dificuldade de esperar pela sua vez.

Deve ser feita uma avaliação clínica cuidadosa, pesquisando os antecedentes dessa criança e de seus familiares, pois o TDAH pode haver relação com eventos ocorridos na gestação ou durante a vida pregressa da criança; ou ainda familiares com o mesmo comportamento. Devemos lembrar que não existe nenhum exame complementar que seja confirmatório desse problema! Dessa forma, somente essas avaliações criteriosas permitirão um diagnóstico adequado e principalmente evitarão o uso inadequado e desnecessário das medicações.

Texto escrito por: Dr. Carlos Takeuchi (Neuropediatra do Hospital Infantil Sabará)

http://saudeinfantil.blog.br/2011/05/tdah-transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-fato-ou-mito/