Escolinha de habilidades sócio-emocionais a través do esporte
Na Escolinha TDAH Fortaleza treinamos não só as habilidades esportivas, como também habilidades de superação pessoal e inteligência emocional:
- Focar mais a atenção nas instruções do professor
- Saber resolver conflitos adequadamente
- Regular a auto-estima e a confiança desde um papel positivo.
- Motivar-se e saber motivar aos companheiros em momentos difíceis.
- Ter autocontrole e canalizar positivamente as raivas e euforias
Para melhorar nessas condutas definiremos juntos desafios pessoais em cada encontro e apoiamos aos participantes com uma serie de jogos de motivação e estratégias que mostraram ser muito favoráveis em outras crianças e jovens.
Trabalhamos junto com pais e professores para conseguir desafios pessoais em casa e na escola.
Com os jovens trabalhamos a partir de trainamento de habilidades de liderança.
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Nem sempre se aproveita a potencialidade educativa e transformadora do esporte como atividade extra-escolar, sendo em ocasiões, fator de stress agregado para crianças e jovens.
A Escolinha TDAH Fortaleza é um projeto de habilidades sócio - emocionais através do esporte.
Foi elaborado para fazer valer a potencialidade educativa da prática do esporte, promovendo a saúde psico- emocional dos participantes.
O programa tem o objetivo de promover:
a) A aprendizagem de condutas pró - sociais.
A participação em um time potencializa as situações vitais que permitem a educação em valores morais através da ação. As crianças devem se adaptar as normas do jogo, aos códigos esportivos e a cooperação em equipe.
b) A capacidade de tolerar as frustrações.
Formar parte de um time requer um esforço para afrontar as frustrações que causam tentar relegar a segundo plano os interesses pessoais em função dos interesses do grupo.
Formar parte de um time requer um esforço para afrontar as frustrações que causam tentar relegar a segundo plano os interesses pessoais em função dos interesses do grupo.
Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade a criança de afrontar as derrotas no espaço lúdico que proporciona a competição.
c) A auto-estima equilibrada.
Os times esportivos permitem trabalhar desafios pessoais e grupais. Cada participante terá seu papel específico no time e compreenderá que sua função é fundamental para o bom funcionamento do mesmo. Além disso, os treinadores propiciam situações em que a criança possa se sentir segura de suas possibilidades e orgulhosa de suas realizações.
Os times esportivos permitem trabalhar desafios pessoais e grupais. Cada participante terá seu papel específico no time e compreenderá que sua função é fundamental para o bom funcionamento do mesmo. Além disso, os treinadores propiciam situações em que a criança possa se sentir segura de suas possibilidades e orgulhosa de suas realizações.
d) A capacidade de atenção.
Da mesma forma como se treinam as destrezas esportivas, outras habilidades podem ser treinadas para o bom funcionamento do time. Apresentam-se jogos em que são promovidas as habilidades de manter a atenção.
Da mesma forma como se treinam as destrezas esportivas, outras habilidades podem ser treinadas para o bom funcionamento do time. Apresentam-se jogos em que são promovidas as habilidades de manter a atenção.
e) O auto-controle emocional.
O estado de ativação fisiológica do organismo da criança quando pratica um esporte competitivo, facilita a manifestação de estados emocionais extremos como; raiva, frustração, tristeza, alegria ou euforia. As raivas são frequentes os sentimentos de orgulho também. Os treinadores têm a função de ajudar a regular as emoções, para isto utilizam principalmente a modelagem.
O estado de ativação fisiológica do organismo da criança quando pratica um esporte competitivo, facilita a manifestação de estados emocionais extremos como; raiva, frustração, tristeza, alegria ou euforia. As raivas são frequentes os sentimentos de orgulho também. Os treinadores têm a função de ajudar a regular as emoções, para isto utilizam principalmente a modelagem.
f) A resolução criativa de conflitos interpessoais.
Os conflitos são naturais e constituem o momento educativo por excelência. Os treinadores capacitados esperam os conflitos preparados para aproveitarem ao máximo a sua potencialidade educativa.
g) A participação de todos os implicados na comunidade educativa. Atividades opcionais para mães, pais e professores.
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Metodologia:
Os treinamentos esportivos são interrompidos durante curtos períodos de tempo para:
Os treinamentos esportivos são interrompidos durante curtos períodos de tempo para:
- Propiciar nas crianças a metacognição das estratégias que estão utilizando individual ou coletivamente e que estão beneficiando ou entorpecendo o trabalho.
- Promover a resolução de conflitos interpessoais.
- Permitir que se auto-organize cada time quando estão competindo.
Os resultados do programa em Barcelona evidenciam melhoras na adaptabilidade e no rendimento escolar, nas habilidades sócio-emocionais, em casa e na escola, aumentando as condutas pró-sociais, a obediência e melhorando as relações com os companheiros (Bryt, F. Memorias de las Atividades Deprotivo Terapêuticas F. Adana 2004-2009)
A Escolinha TDAH Fortaleza faz parte do Programa Conviver que visa a prevenção e qualidade de vida das crianças com TDAH e suas famílias. Ligado ao Universitat Autónoma de Barcelona no que se refere à avaliação de seus resultados.
O Programa, na sua versão para pais, foi avaliado em 10 instituições educativas da província de Barcelona, na Comunidade Autônoma de Catalunha, Espanha. De 2004 até 2009 o programa teve um impacto em 1150 menores e suas famílias em distintas cidades catalãs.
Foi parte do Pla de Formació Permanent de Generalitat de Catalunya, Departament d'Educació.